Prêmio ABETH

EDITAL 01/2023

III PRÊMIO DE DISSERTAÇÕES E TESES UNIVERSITÁRIAS EM ESTUDOS DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO

A Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura - ABETH anuncia o seu III Prêmio de Dissertações e Teses Universitárias em Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero - Edição 2023. O prêmio, nos moldes de outros realizados por associações científicas similares, visa incentivar a produção científica e cultural no país e assegurar a difusão dos trabalhos de excelência acadêmica e intelectual junto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

I. DA ELEGIBILIDADE:

DA ÁREA: o prêmio estará dirigido aos campos disciplinares e interdisciplinares, preferencialmente com linhas de pesquisa voltadas aos estudos da diversidade sexual, etnico-racial e de gênero.

DO PERÍODO DE DEFESA: As teses de doutorado e as dissertações de mestrado defendidas ao longo dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023 (até 30 de junho) em programas de pós-graduação de instituições brasileiras com reconhecimento pelo MEC.

DO INEDITISMO: são elegíveis as teses de doutorado e as dissertações de mestrado que não tenham sido publicadas por editoras comerciais ou universitárias.

DO VÍNCULO COM A ABETH: são elegíveis as teses de doutorado e as dissertações de mestrado que autoras/es ou orientadoras/es sejam filiadas/os à associação, adimplentes ou em processo de regularização, se inadimplentes deve-se considerar a inscrição efetuado no XI CINABETH como forma de regularizar a adimplência ou de nova filiação.

As/Os orientadoras/es são responsáveis pela indicação das/os concorrentes. O resultado da premiação tornar-se-á pública durante o XI Congresso Internacional da ABETH (XI CINABETH) a ser realizado no Rio de Janeiro/RJ entre os dias 22 e 25 de novembro de 2023.

II. DA INSCRIÇÃO:

A inscrição no III Prêmio da ABETH de Dissertações e Teses Universitárias em Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero obedecerá aos procedimentos que se seguem:

1) Cadastro e pagamento da inscrição no XI CINABETH.

2) Só serão aceitas inscrições encaminhadas pelas/os orientadoras/es e/ou pelas autoras/es (desde que com a anuência da/o orientador/a), acompanhadas do Formulário de Encaminhamento devidamente preenchido e assinado.

3) O formulário deverá acompanhar o arquivo da dissertação ou tese enviado pela Área do Participante no site do XI CINABETH. O preenchimento de todas as informações solicitadas no Edital é obrigatório e serão desconsideradas submissões de teses e dissertações que não estejam de acordo com as normas.

4) Deve ser encaminhada 01 (uma) cópia eletrônica de cada tese ou dissertação com o Formulário de Encaminhamento, ambos em formato PDF, na área do Participante pelo ícone Prêmio ABETH.

5) As teses e dissertações inscritas não serão de forma alguma divulgadas durante todo processo de seleção, seja impressa ou eletronicamente, a não ser à Comissão Julgadora do Prêmio.

III. DA SELEÇÃO:

O Prêmio será realizado por uma comissão avaliadora específica para o prêmio que não poderá conter orientadoras/es de candidatas/os que concorrerão ao prêmio. Esta comissão será nomeada pela diretoria da ABETH, sendo incumbida da avaliação.

IV. DO JULGAMENTO:

O julgamento das Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado inscritas no III Prêmio ficará sob a incumbência da Comissão Avaliadora, instituída pela Diretoria da ABETH e terá como critérios, por ordem de prioridade:

1. ORIGINALIDADE, INEDITISMO, IMPACTO SOCIOCULTURAL E POLÍTICO
2. PRECISÃO CONCEITUAL E ADEQUAÇÃO TERMINOLÓGICA
3. ATUALIDADE E ABRANGÊNCIA DO TEMA
4. ACESSIBILIDADE DA LINGUAGEM E ESTÍMULO À REFLEXÃO
5. USO DE BIBLIOGRAFIA BASEADA EM PESQUISADORAS(ES) BRASILEIRAS(OS), NÃO-BRANCOS E LGBTI+


Cada critério será avaliado entre 0,0 e 2,0 pontos, perfazendo um total de 10,0 pontos para nota máxima e 0,0 para nota mínima da(o) candidata(o).

V. DO RESULTADO:

O resultado do Prêmio será comunicado durante o XI CINABETH. Quaisquer casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora, cujas decisões são soberanas.

VI. DA PREMIAÇÃO:

A ABETH distribuirá dois prêmios, a saber:

a) III Prêmio ABETH de Tese - para Tese de Doutorado em Diversidade Sexual e Gênero: reconhecimento formal da associação e publicação da tese, adaptada para a forma de livro, pela Editora Devires. O trabalho finalista que não for premiado receberá uma certificação de menção honrosa.

b) III Prêmio ABETH de Dissertação - para Dissertação de Mestrado em Diversidade Sexual e de Gênero: além do reconhecimento formal, envolve a publicação da dissertação, adaptada para a forma de livro, pela Editora Devires. O trabalho finalista que não for premiado receberá uma certificação de menção honrosa.

VII. DA PUBLICAÇÃO:

A ABETH não se responsabilizará pelos prazos estabelecidos pela Editora Devires e tampouco pelos descumprimentos de prazos entre a(o) premiada(o) e a editora.

Após o anúncio público do resultado do Prêmio, por parte da ABETH, caberá a/o premiada/o entrar em contato com a diretoria da associação, a fim de iniciar o processo de publicação da Tese ou Dissertação.

Em até três meses após o anúncio do resultado do Prêmio, a pessoa premiada deverá adaptar o texto para a forma de livro a ser publicado, que deverá ter no máximo 250 páginas, no caso da tese, e 150 páginas, no caso da dissertação – respeitando-se ainda as restrições quanto à utilização de imagens e quanto às questões que requeiram liberação de direitos autorais de terceiros.

Todas as fotos utilizadas devem ter a autorização formal do(a) fotógrafo(a); todas as fotos que envolvem pessoas, brasileiras ou estrangeiras, devem ter autorização formal do(a) fotografado(a); todas as imagens de acervos, sejam no Brasil ou no Exterior, devem ter a autorização formal da instituição.

Todos os custos relativos à cessão de uso de imagens e suas respectivas autorizações, no Brasil e no Exterior, são de responsabilidade da pessoa premiada.

A pessoa premiada deverá adaptar o texto aos critérios editoriais da Editora Devires, que editará o livro em parceria com a ABETH.

O trabalho finalista de cada segmento que não for premiado receberá menção honrosa. As Menções Honrosas não terão direito a publicação em forma de livro, mas serão convidadas para publicação de artigo científico na Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH), em sessão específica do prêmio. Às menções honrosas não serão conferidos prêmios além da distinção formal.

VIII. DOS PRAZOS:

O Prêmio obedecerá ao seguinte calendário em 2023:

15 de maio a 14 de agosto de 2023 - Inscrição e envio de documentação das teses e dissertações.

15 a 21 de agosto de 2023 - Distribuição das teses e dissertações universitárias para os pareceristas ad hoc do III Prêmio de Dissertações e Teses Universitárias em Diversidade Sexual e de Gênero da ABETH.

22 de agosto a 22 de outubro de 2023 - Seleção de Teses e Dissertações Finalistas pelo Júri do Prêmio.

24 a 31 de outubro de 2023 - Julgamento final do prêmio.

24 de novembro de 2023 - Divulgação dos resultados no XI CINABETH.

VIII. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos serão analisados pela Comissão Julgadora do III Prêmio de Teses e Dissertações da ABETH.
Rio de Janeiro, 08 de maio de 2023.


Profª Dr.ª Jaqueline Gomes de Jesus
Presidenta da ABETH (2021-2023)

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE SEXUAL, ETNICORRACIAL E DE GÊNERO

Ciência e Arte do Encontro: o Rio de Braços Abertos